Médicos receberão informações sobre trabalhos das secretarias de Saúde.
Antes de atuar no interior, profissionais passam por treinamento na capital.

Os médicos estrangeiros estão sob a coordenação do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). De acordo com a presidente do Cosems, Socorro Candeira, chegaram ao Piauí 17 médicos, sendo 16 cubanos e um brasileiro e devem chegar mais dois estrangeiros que serão distribuídos em dez cidades do estado.
“Eles conhecerão como funciona o serviço de saúde dos municípios, como é a atenção básica, se bem que eles já trazem na bagagem experiência vividas em outros países. Também vamos ouvi-los e trocar informações”, disse Socorro Candeira.
O município de Esperantina, no norte do estado receberá três médicos. As outras cidades aguardam por dois profissionais cada: Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio Ix e São Miguel do Tapuio.
A vinda dos cubanos faz parte de um acordo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), dentro do programa Mais Médicos. O foco são cidades que não foram selecionados por nenhum profissional brasileiro ou estrangeiro na primeira fase do programa. Cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foram priorizados.
0 comentários:
Postar um comentário