segunda-feira, setembro 16, 2013

Estrangeiros do 'Mais Médicos' participam de oficinas no Piauí

Médicos receberão informações sobre trabalhos das secretarias de Saúde.
Antes de atuar no interior, profissionais passam por treinamento na capital. 

Médicos estrangeiros serão distribuídos em dez cidades do Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)Médicos estrangeiros serão distribuídos em dez cidades do Piauí
Os médicos formados no exterior que participam do programa Mais Médicos chegaram neste sábado (14) ao Piauí e devem ficar durante uma semana em Teresina, onde receberão informações sobre o trabalho da Secretaria de Saúde do Estado e das Secretarias Municipais.  As oficinas de acolhimento aos médicos estrangeiros serão na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Os médicos estrangeiros estão sob a coordenação do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). De acordo com a presidente do Cosems, Socorro Candeira, chegaram ao Piauí 17 médicos, sendo 16 cubanos e um brasileiro e devem chegar mais dois estrangeiros que serão distribuídos em dez cidades do estado.

“Eles conhecerão como funciona o serviço de saúde dos municípios, como é a atenção básica, se bem que eles já trazem na bagagem experiência vividas em outros países. Também vamos ouvi-los e trocar informações”, disse Socorro Candeira.

O município de Esperantina, no norte do estado receberá três médicos. As outras cidades aguardam por dois profissionais cada: Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio Ix e São Miguel do Tapuio.

A vinda dos cubanos faz parte de um acordo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), dentro do programa Mais Médicos. O foco são cidades que não foram selecionados por nenhum profissional brasileiro ou estrangeiro na primeira fase do programa. Cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foram priorizados.

 

0 comentários:

Postar um comentário

FITERT