Rádio Monteiro Lobato contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e amplia nível de atenção entre os estudantes
: a Educação
: a Educação
Os programas de rádio são gravados e podem ser ouvidos pelos estudantes nos horários de recreação
Implantada em 2013,
a rádio Monteiro Lobato, mais conhecida como 'Rádio Monteirinho', de
Volta Redonda (RJ), conta diariamente com a participação ativas de
crianças de 3 a 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro
Lobato.
Com uma programação variada, a rádio divulga notícias, relata as atividades de destaque nas salas de aulas, transmite a troca de recados entre as crianças e presta homenagem a aniversariantes, com mensagens e oferecimento de músicas a estudantes, professores e funcionários.
Para desenvolver essas atividades, a professora utilizou os conceitos do educador Paulo Freire. O método de ensino do educador, não só transfere o conhecimento, mas cria possibilidades para a sua própria produção. Dessa forma, a professora expande seu trabalha além da sala de aula, a fim de tornar a aprendizagem mais significativa para as crianças
Desenvolvido pela professora e pedagoga, Ana Paula Corrêa de Oliveira Coelho, o projeto, segundo ela, foi um grande desafio, principalmente com a participação ativas dos estudantes.
A definição dos temas é feita durante as chamadas “reuniões de pauta”, quando Ana Paula reúne os representantes de cada turma. “Em conversa com os alunos, vou instigando e anotando as ideias que vão surgindo”, afirma. O passo seguinte é a realização das entrevistas. Os estudantes percorrem as salas de aula para ouvir professores e demais colegas.
A professora, que trabalha como implementadora de informática desde 2007, explica que o projeto foi uma orientação da Coordenação de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda. Ele foi desenvolvido anteriormente por Patrícia Osório, implementadora de informática na Escola Municipal Rubens Machado, com alunos do ensino fundamental.
Difusão
Com duração de 20 minutos, os programas podem ser acompanhados pelos estudantes nos horários de recreação e também no blogue dos implementadores de informática de Volta Redonda.
“A experiência da Rádio Monteirinho foi maravilhosa. Os alunos ficaram empolgados, e a comunidade abraçou o projeto”, ressalta a pedagoga Tatiana da Silva Vicente, que em 2013 trabalhava com uma das turmas participantes. “As crianças desenvolveram a linguagem oral, a percepção e a atenção auditiva, ampliaram o período de atenção e a concentração”, destaca.
Repercussão
Segundo a diretora da escola, Paula Cristina de Souza Silva, o projeto teve boa repercussão. “Recebemos cumprimentos até de pessoas de outros municípios da região”, afirma.
A diretora também entende ser de fundamental importância o uso de novas tecnologias na escola, pois contribuem par o processo de ensino-aprendizagem. “O trabalho se torna mais dinâmico e instigante, contemplando assim todas as linguagens — visual, auditiva e cinestésica”, diz.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação
Com uma programação variada, a rádio divulga notícias, relata as atividades de destaque nas salas de aulas, transmite a troca de recados entre as crianças e presta homenagem a aniversariantes, com mensagens e oferecimento de músicas a estudantes, professores e funcionários.
Para desenvolver essas atividades, a professora utilizou os conceitos do educador Paulo Freire. O método de ensino do educador, não só transfere o conhecimento, mas cria possibilidades para a sua própria produção. Dessa forma, a professora expande seu trabalha além da sala de aula, a fim de tornar a aprendizagem mais significativa para as crianças
Desenvolvido pela professora e pedagoga, Ana Paula Corrêa de Oliveira Coelho, o projeto, segundo ela, foi um grande desafio, principalmente com a participação ativas dos estudantes.
A definição dos temas é feita durante as chamadas “reuniões de pauta”, quando Ana Paula reúne os representantes de cada turma. “Em conversa com os alunos, vou instigando e anotando as ideias que vão surgindo”, afirma. O passo seguinte é a realização das entrevistas. Os estudantes percorrem as salas de aula para ouvir professores e demais colegas.
A professora, que trabalha como implementadora de informática desde 2007, explica que o projeto foi uma orientação da Coordenação de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda. Ele foi desenvolvido anteriormente por Patrícia Osório, implementadora de informática na Escola Municipal Rubens Machado, com alunos do ensino fundamental.
Difusão
Com duração de 20 minutos, os programas podem ser acompanhados pelos estudantes nos horários de recreação e também no blogue dos implementadores de informática de Volta Redonda.
“A experiência da Rádio Monteirinho foi maravilhosa. Os alunos ficaram empolgados, e a comunidade abraçou o projeto”, ressalta a pedagoga Tatiana da Silva Vicente, que em 2013 trabalhava com uma das turmas participantes. “As crianças desenvolveram a linguagem oral, a percepção e a atenção auditiva, ampliaram o período de atenção e a concentração”, destaca.
Repercussão
Segundo a diretora da escola, Paula Cristina de Souza Silva, o projeto teve boa repercussão. “Recebemos cumprimentos até de pessoas de outros municípios da região”, afirma.
A diretora também entende ser de fundamental importância o uso de novas tecnologias na escola, pois contribuem par o processo de ensino-aprendizagem. “O trabalho se torna mais dinâmico e instigante, contemplando assim todas as linguagens — visual, auditiva e cinestésica”, diz.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação






0 comentários:
Postar um comentário