segunda-feira, setembro 07, 2015

UPA do Renascença ainda não atingiu capacidade de atendimento

Unidade pode atender 350 pessoas por dia, mas não chegou a 200 pacientes.
Com abertura da UPA, diretor do HUT espera diminuir movimentação.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, localizada na Zona Sudeste de Teresina, inaugurada na semana passada ainda não atingiu a sua capacidade de atendimento. O local pode atender 350 pessoas por dia e até o momeno a procura não chegou a 200 pacientes.
Normalmente as vítimas de acidentes, tiros e brigas de todo o Piauí e estados vizinhos procuram o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Com a abertura da UPA, a grande movimentação no hospital pode diminuir.
"A UPA primeiro seleciona os pacientes que serão atendidos. Na região do Grande Dirceu, que 100% dos casos de traumas se destinavam ao HUT, agora já não virão mais ou somente com alta complexidade", comentou o diretor do hospital, Gilberto Albuquerque.
A diretora da UPA do Renascença, Luciana Silveira, diz que a Zona Sudeste da cidade conta agora com um grande apoio para quem precisa de atendimento médico. "Aqui recebemos todos os tipos de pacientes, tanto da demanda livre como vindo de ambulância. Somente aqueles casos que não estamos resolvendo aqui, deslocamos para as demais unidades", explicou.
Diferente dos hospitais, o atendimento na UPA acontece de acordo com a gravidade e os pacientes são identificados por cores. A moradora Jesus Santos estava com mal estar e recebeu uma fita verde, que significa 'pouco urgente'. Acompanhada do marido, eles explicaram ter procurado desta vez a UPA por ficar próximo de casa, ao invés do HUT, como de costume.
"O atendimento é melhor aqui, tanto urgência como emergência", declarou o mecânico Renato dos Santos.
A dona de casa Sônia Maria Abreu veio acompanhando a irmã, que estava com sintomas de uma gripe forte. As duas saíram do povoado Atalaia, na zona rural de Teresina, e encontraram na Unidade de Pronto Atendimento a consulta que precisavam. "Estamos mais perto de casa, só espero que o atendimento seja bom", disse.

0 comentários:

Postar um comentário

FITERT