quarta-feira, dezembro 03, 2014

Em Teresina, apenas 42% da frota de ônibus está adaptada para cadeirantes

Prazo para capitais estarem com 100% da sua frota adaptada acaba hoje (03).
Dos 449 ônibus circulando em Teresina, apenas 192 estão regulares.

Em Teresina, apenas 42% dos ônibus estão adaptados para cadeirantes e o prazo para que as empresas de transporte coletivo urbano e rodoviário estejam com toda a sua frota adaptada se encerra nesta quarta-feira (03). Segundo informações da Secretaria Municipal de Transportes (Strans) dos 449 ônibus circulando em Teresina, apenas 192 permitem o deslocamento de cadeirantes nos transportes públicos.

Segundo o gerente de fiscalização da Strans, Vinícius Rufino, a expectativa da Strans é que nos próximos dois anos, toda a frota esteja adaptada. "Nós estamos passando por esse processo de trâmite licitatório e nele há uma plano de renovação de frota. Já está todo definido e em cima dele estamos trabalhando essa renovação", disse.

Para o cadeirante Paulo Roberto Lima a dificuldade é diária. Ele reclama dos ônibus que, mesmo adaptados, o elevador não funciona. "Quando a gente chega na parada de ônibus que a gente está esperando um adaptado, ele chega, para, passa e diz que está com a plataforma com defeito, desajustada. A gente tem que esperar cerca de 2h até que o outro venha. E quando chega é a mesma coisa. Impossível uma situação desse jeito. A gente que vive resolvendo problemas no centro de Teresina e fica bastante complicado”.

Sobre o problema dos ônibus adaptados com defeitos, o gerente de fiscalização da Strans comentou que o índice de reclamação é alto. "Toda reclamação que chega nesse sentido ela é averiguada. O veículo que está com a plataforma defeituosa é recolhido para a garagem para manutenção e depois há a sua devolução. Eventualmente essas empresas são multadas caso haja a reincidência do problema dentro da operação”, disse Vinícius.

O decreto de número 5.296 que regulamenta a adaptação de todos os veículos que fazem parte do transporte coletivo urbano e rodoviário na promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, foi publicano no Diário Oficial da União em 3 de dezembro de 2014. No decreto, fica estabelecido que até 03 de dezembro de 2014 todos os veículos estejam dentro da normalidade no que se diz respeito ao transporte desse público.

Sobre o fato de Teresina ainda levar mais dois anos para estar com a frota toda adaptada, Vinícius Rufino comentou sobre um possível risco de punição. “Há um prazo, a gente está fazendo a cobrança junto às empresas a partir do momento em que esse prazo está se encerrando. E esse limite de dois anos é apenas uma expectativa, porque queremos que esse trabalho seja concluído com um tempo bem inferior a esse”.

0 comentários:

Postar um comentário

FITERT