sexta-feira, setembro 12, 2014

João Pinto lembra de Rádio Baile nos mais de 40 anos de radiodifusão

Um dos comunicadores de majoaopintois tempo na comunicação florianense numa entrevista aopiauinoticias.com fez um  relato sobre a sua vida na radiodifusão local. João Pinto Filho, morador do bairro Cancela, hoje servidor público, tem um programa com  músicas do passado na Rádio Santa Clara AM.

João Pinto, como é conhecido,  começou a trabalhar em rádio  em 1970, quando na época tinha programas do tipo Rádio Baile, quando as pessoas se divertiam nas casas e até em pequenas festas, chamadas de tertúlia (A tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos), onde  vendiam bebidas e comidas típicas.

Em alguns pontos de tertúlias, o local dos encontros era em terrenos ao lado de determinadas residências. As pessoas faziam um cercado e tapavam as laterais com palhas de carnaúba, palhas de coco para que os frequentadores não tivessem uma visão da movimentação na área interna.

Tempos mais tarde, essas tertúlias passaram a ser realizadas nas própria residências com uma taxa em dinheiro para acesso ao local. Anos depois, com advento de aparelhos de som,  esses bailes eram promovidos ao som  das vitrolas, ou para outros, a simples radíola.

Na época fazíamos a Hora do Bem, Querer, Rádio Baile, Show da Noite e outros programas na Rádio Difusora.  Eram programas que tinham  grande audiência, cita João Pinto, afirmando que em  1986 mudou para a Rádio Irapuá, hoje Santa Clara AM, onde continua a trabalhar. Aos 50 anos como membro da comunicação local, João Pinto faz planos para continuar por muito tempo fazendo parte deste meio que ele afirma gostar muito. 

0 comentários:

Postar um comentário

FITERT