segunda-feira, outubro 07, 2013

Delegacias de Teresina não receberam mais presos a partir de hoje

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil, informou que a partir desta sexta-feira (04) as delegacias de Teresina não irão mais receber presos da Justiça. Todos os detentos, após autuados, devem ser transferidos da Central de Flagrantes, diretamente para os presídios.

A decisão foi tomada pelos delegados, que estão com dificuldade de trabalhar porque estão custodiando, irregularmente, presos nos distritos. A situação já foi denunciada várias vezes pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Estado do Piauí, mas até o momento, nenhuma providência efetiva foi tomada, agravando-se a cada dia o problema.

Em março deste ano, encerrou o prazo dado pelo juiz José Vidal de Freitas Filho, da 2º Vara das Execuções Penais da Comarca de Teresina, para a Secretaria de Justiça apresentar um plano de retirada dos presos dos distritos da capital. A decisão do juiz acatou um pedido formulado pelo promotor Elói Pereira de Sousa Júnior, Promotor de Justiça titular da 48ª Promotoria das Execuções Penais, após ter sido representado pelo Sindepol.

Segundo do sindicato a permanência dos presos representa um atraso na solução dos crimes de flagrante e desvio de função, além, de ser um risco para a segurança dos Delegados, Agentes e Escrivães, e um perigo para a população, já que as delegacias ficam localizadas próximas a residências e não têm estrutura adequada para fazer a custódia dos infratores, muitas vezes de alta periculosidade.

Os delegados, também, reclamam das constantes fugas e da situação em que os presos fica custodiados, pois a permanência deles nas delegacias não permite que recebam visitas , que haja o banho de sol e a falta de higiene nas selas que causa um mau cheiro insuportável e a superlotação.

0 comentários:

Postar um comentário

FITERT