Sebrae ajuda a qualificar a gestão dos negócios do setor.
Rede de restaurantes faz pratos típicos com o capote, a galinha d’angola.
Para atrair mais visitantes, um projeto incentiva a qualificação na gestão dos negócios na área do turismo e da gastronomia na região de Teresina, no Piauí. Participam do projeto 43 restaurantes, agências de turismo e a rede hoteleira.
Um restaurante de Teresina aposta na culinária local, usando o capote, uma ave conhecida como galinha d’angola, na decoração e na maioria dos pedidos.
O proprietário, Paulo Tajra, entrou no ramo da gastronomia em 2001 e hoje tem uma rede
de restaurantes segmentados. “Nós temos sete restaurantes, todos com
gastronomia diferenciada, e sempre contamos com o apoio do Sebrae, que nos ajudava, nos auxiliava na parte de treinamento, qualidade de produtos em busca de melhores serviços”, diz Paulo.
O Sebrae criou um projeto para promover o turismo e a gastronomia do
Piauí chamado “Caminhos entre rios”, que envolve empresas de sete
cidades da região para qualificar a gestão dos negócios e atrair mais
visitantes.
Com o projeto do Sebrae, o restaurante melhorou a manipulação dos
alimentos e investiu no treinamento dos funcionários. “Nós temos focado
muito nessa questão da qualidade do atendimento, da qualidade da
alimentação e nós temos uma solução que é o nosso centro de qualidade
Sebrae, onde se trabalha muito a questão da manipulação dos alimentos,
das boas práticas na cozinha e isso tem melhorado muito o padrão dos
restaurantes de Teresina”, diz Gilson Vasconcelos, do Sebrae de
Teresina.
O capote é um dos pratos mais
originais do Piauí. No restaurante ele é preparado frito, com arroz e
ao molho pardo, e 60% dos clientes pedem a iguaria. “Esse prato aqui,
que chama capote com arroz, é prato típico do Piauí, então eu sempre
faço questão de vir aqui no restaurante. Realmente é muito bom”, diz o
cliente Materson Silva.
Teresina fica longe do litoral, por isso a maior parte dos turistas vai
à cidade por conta de negócios. De olho nesse público, que gosta de
provar uma comida típica, o restaurante abriu um departamento
especializado em eventos. Dependendo da época do ano, os gastos desse
tipo de cliente representam 40% do faturamento da empresa.
De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, 30% dos turistas que
visitam o Piauí são motivados por negócios. “O turista que vem até aqui
está disposto a pagar por um bom serviço, por uma boa comida e isso
acontece com muita frequência aqui”, diz Baísa Tajra.
Um dos objetivos do projeto “Caminho entre rios” é desenvolver novos roteiros turísticos e gastronômicos que atraiam mais visitantes à Teresina. Há potencial, já que o Piauí é o destino menos procurado pelos turistas que vão ao nordeste.
Um dos objetivos do projeto “Caminho entre rios” é desenvolver novos roteiros turísticos e gastronômicos que atraiam mais visitantes à Teresina. Há potencial, já que o Piauí é o destino menos procurado pelos turistas que vão ao nordeste.
Turismo receptivo
Para atender clientes que têm recursos financeiros, mas pouco tempo livre, a empresária Bya Mello abriu uma agência de turismo receptivo. O Sebrae ajudou a empresária a definir o foco do negócio e hoje Bya organiza roteiros de acordo com a vontade do interessado, fechando os pacotes pela internet.
Para atender clientes que têm recursos financeiros, mas pouco tempo livre, a empresária Bya Mello abriu uma agência de turismo receptivo. O Sebrae ajudou a empresária a definir o foco do negócio e hoje Bya organiza roteiros de acordo com a vontade do interessado, fechando os pacotes pela internet.
A empresa faz roteiro personalizado, fecha contrato e só chega até o cliente quando ele chega no aeroporto ou no hotel em Teresina. Também há roteiros individuais e para pequenos grupos de turistas.
O tour pela capital do Piauí começa por onde o contratante do serviço
está hospedado. Teresina é conhecida como “cidade verde” por causa da
grande quantidade
de árvores, parques e praças, então o turista consegue admirar essa
paisagem do alto da ponte estaiada. O mirante é a primeira parada da
excursão.
Outra parada obrigatória é na central de artesanato. No local, o turista pode comprar produtos típicos do Piauí, como as joias feitas com opalas ou saborear a tradicional cajuína.
O final fica por conta do lugar que dá nome ao projeto de incentivo ao
turismo. O encontro dos rios é uma das paisagens mais famosas do estado.
Do lado esquerdo do rio fica o Piauí e do lado direito, o Maranhão.
Nesse lugar se encontram dois importantes rios: o Parnaíba e o Poti.
É um dos principais pontos turísticos da região, mas está ameaçado,
tanto que é possível ficar de pé no meio do rio porque o nível de água
tem diminuído a cada ano. O incentivo ao turismo pode chamar a atenção
para o problema.
Em 2012, só a pequena agência de Bya atendeu 160 clientes e faturou R$
85 mil. “A gente agrega à Teresina, capital, o roteiro ‘caminho entre
rios’, que fica nas cidades em torno da capital. Além disso, o nosso
litoral, o delta do rio Parnaíba, o parque nacional de sete cidades e o
parque nacional serra da capivara são os pontos do nosso estado do Piauí
que a gente comercializa e oferece pro nosso turista.”
CONTATOS:
SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
www.sebrae.com.br
SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
www.sebrae.com.br
FAVORITO COMIDA TÍPICA
Contato: Paulo Tajra Melo e Baisa Tajra Melo
Rua Angélica, 1059 – Bairro Fátima
Teresina/PI – CEP: 64049-532
Telefone: (86) 3232-2020
www.favoritorestaurante.com.br/comidatipica
PIAUÍ TOUR
Contato: Empresária Maria de Lurdes Ribeiro de Melo
Av. Joaquim Ribeiro, 198/1 – Nossa Senhora das Graças
Teresina/PI – CEP: 64018-570
Telefone: (86) 9981-9796
www.piauitour.com
Contato: Empresária Maria de Lurdes Ribeiro de Melo
Av. Joaquim Ribeiro, 198/1 – Nossa Senhora das Graças
Teresina/PI – CEP: 64018-570
Telefone: (86) 9981-9796
www.piauitour.com
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