quarta-feira, agosto 21, 2013

Governo mantém cronograma gradual no apagão da TV analógica

O Governo Federal vai manter o cronograma gradual de desligamento da TV analógica, mas está trabalhando para reduzir o número de cidades afetadas em 2015. Foi o que afirmou ontem a secretária interina de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patricia Ávila, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), realizado em São Paulo.
 
Anteriormente previsto para ocorrer de uma só vez em todas as cidades do país, em 2016, o apagão analógico agora será realizado em etapas, de acordo com decreto presidencial publicado no fim de julho. Agora, o período de transição da TV analógica para a digital começa em janeiro de 2015 e deve terminar em dezembro de 2018.


De acordo com dados da Anatel, são 724 as cidades atendidas pelo sinal digital, que poderiam ter o sistema analógico desligado já na primeira etapa do apagão analógico, permitindo a licitação da faixa de 700 MHz no mesmo ano – esta faixa, hoje ocupada pelas emissoras de TV analógicas, será destinada à oferta do 4G. A medida, no entanto, pode causar impacto sobre a cobertura de outras cidades. "Por este motivo, o Ministério das Comunicações e a Anatel estão trabalhando internamente para reduzir o número de cidades o máximo possível, de modo que o impacto causado, pelos custos envolvidos, seja o menor possível", explicou Patrícia Ávila.

Para a secretária, é possível promover uma transição tranquila e segura tanto para o telespectador quanto para o radiodifusor. "Faremos o apagão apenas nos locais em que seja realmente necessário. Precisamos de um prazo maior para que todos possam se programar", destacou, observando que a meta do governo é que todos os brasileiros possam ter acesso ao sinal digital até o fim de 2018.

0 comentários:

Postar um comentário

FITERT